12 de mai. de 2013

E a crítica de hoje é...

O Filho de Netuno (2012 - Brasil/ 2011 - USA)





Título Original: The Son Of Neptune

Autor: Rick Riordan

Série: Os Herois do Olimpo

Tradução: Raquel Zampi

Editora: Intrínseca

Eis a continuação de O Heroi Perdido, e esse traz o outro lado da história. Enquanto tudo se destroi no lado grego, Percy Jackson chega ao acampamento Júpiter, desmemoriado e carregando uma deusa hippie. E no meio do caos e da desordem, ele se vê entrando em mais uma aventura/missão dada pelos deuses.

O segundo livro dessa saga se passa no extremo norte do continente, sim, nas terras congeladas do Alasca. Lá nosso semideus favorito luta contra imensos gigantes e forças bem mais perigosas, como Gaia... Na compania de um filho de Ares/Marte, um moleque desajeitado e sem muito talento pra guerra e da filha de Hades/Plutão, que tem poderes "peculiares".

Mais uma vez o livro tem a marca registrada de Rick Riordan, muitos acontecimentos rápidos, uma escrita leve, rápida e descontraída. O toque de humor nesse livro beira ao hilário. Algumas piadas são notáveis como "Olá, meu nome é: MORRA SEMIDEUS MALDITO" e o fato de termos um vidente que lê o futuro em ursinhos de pelúcia. Além de harpias com esquizofrenia, estatuas loucas que acham que controlam toda a cidade etc, etc...


Os personagens são cativantes, detalhe para Nico Di Angelo, que ressurge dos confins do Elísio pra dar conselhos pra sua irmã. A saga é tão simples de ler, que dá pra devorar os livros em algumas horas. Algumas partes nos transportam pro centro de toda a guerra, e isso é o que titio Rick faz de melhor. Tirem algum tempo das suas vidas e leiam. 

Merece as 5 estrelas porque eu sou fã, porque é muito bem escrito, e porque conserva a mitologia romana sem nos confundir.

Cíntia Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário