28 de nov. de 2012

E a crítica de hoje é...

P!nk - Raise Your Glass



Eis o vídeo:

Eu particularmente sou fã dessa mulher! Ela consegue fazer brincadeiras com coisas sérias, ela critica certas atitudes humanas de um jeito muito leve, muito sútil. Se parar pra analisar cada clipe, dá pra ver um alerta pro estado social da população. Vamos por partes:

O começo do clipe é simples, mostra várias situações globais, como o aumento da anorexia nas jovens, que é tema do vídeo Perfect , o uso de típicas atrizes saídas diretamente de "As Patricinhas de Beverly Hills" é um marco. A introdução contínua apontando ícones como as touradas, casamentos homoafetivos, masculinização da mulher, novos tipos de "gangsters", no Brasil os "vidas lokas".

O vídeo é um pedido pra você brindar pelo diferente, pra mudar, fazer o diferente. Coma o que quiser, você não precisa seguir os padrões de beleza das modelos. Não aceite a matança gratuita dos animais, apenas pra diversão, se ponha no lugar deles.

Uma das cenas engraçadas é ela brincando com o "monstro da economia". É simplesmente uma luta de sumô, a economia representada por um banqueiro gordo e rico, e ela, humana, que luta pra ganhar dinheiro. São mostradas muitas crianças e adolescentes com o estilo de se vestir e de andar "inaceitável" para sociedade, é quando ela diz para todos que deveríamos enlouquecer, mostrar pra todo mundo que não importa o que eles vão dizer, vamos continuar sendo assim.

A frase "Why so Serious?" serve pra argumentar o porquê de levarmos tudo muito a sério, tudo ao pé da letra. Num mundo onde todas as sentenças são ofensivas, a piada muitas vezes se torna uma indireta. Com isso ela começa a mostrar os estilos de pessoas e completa com a música: "Brinde comigo se você é errado, do jeito certo".

O fato dela ir pra cama com todas as entidades religiosas é uma quebra de tabus gigantesca. Pra muitas crenças, o sexo é pecaminoso, ou só serve com o fim de reprodução. Nessa cena ela diz que não é nada disso, é só diversão, é tão natural quanto respirar. Daí muda a cena pra uma tipica situação americana: o baile da escola.

Não sei porque raios tem essa segregação entre "os descolados" e os "nerds". Daí ela manda tudo pro inferno e vai ser feliz dançando, do jeito dela. O vídeo termina mostrando o triunfo por cima disso tudo. A cena das lanternas simboliza a paz, a calma, harmonia, coisas que temos que ter no dia a dia. A formanda emocionada é a vitória, mostra que qualquer um pode passar por cima de tudo e "chegar lá".

Sendo assim, levante seu copo, brinde o diferente, o alegre, o feliz, brinde a paz, brinde à você, brinde à mim.

Cíntia Rocha



Um comentário: